Nomes comuns Periploca of the woods (Inglês), Gurmar (Hindi), Gimena (PT)
Sânscrito Meshasringi
Nome botânico Gymnema sylvestre (Retz.) Schult
Partes utilizadas: Folhas
Etimologia O termo ‘Gymnema’ deriva das palavras gregas gymnos (γυμνὀς) e nēma (νῆμα) que significam “nu” e “fio”, respetivamente. O epíteto específico ‘sylvestre’ vem de (sylva) selva, floresta (forma latina menos correta para silva): plantas que crescem em matas, em locais arborizados.
Distribuição geográfica e Habitat A Gymnema sylvestre é uma trepadeira lenhosa, perene, pertencente à família Asclepiadaceae, nativa da Ásia tropical, China, Península Arábica, África e Austrália, sendo comum nas áreas tropicais destas regiões. O seu habitat é o de mata secundária, mata ciliar e savana arbustiva seca, geralmente em solos arenosos ou argilosos. Ocorre com distribuição dispersa e é abundante e comum nas zonas nativas. O género é classificado em 40 espécies, algumas das quais como G. sylvestre, G. montanum, G. yunnanense e G. inodorum têm propriedades medicinais.
Utilização A Gymnema sylvestre é uma planta ayurvédica muito conhecida no tratamento do diabetes e também é usada como vegetal verde. Esta planta é colhida na natureza para uso local e também é vendida nos mercados locais como alimento e medicamento. É amplamente utilizada na Índia. Diferentes partes da planta contêm muitos compostos farmacologicamente ativos como gurmarin, ácidos gimnémicos, saponinas, flavonol, glicosídeos e outros compostos importantes, fazendo com que esta planta exiba um amplo potencial terapêutico. Os sistemas de medicina tradicional empregam várias partes da planta, como as raízes, os caules e as folhas, como tónicos cardíacos, digestivos, diuréticos, laxantes, estimulantes e uterinos.
Utilização tradicional em Ayurveda As folhas são amplamente utilizadas no tratamento da diabetes e como diurético. Na maior parte do mercado de medicamentos fitoterápicos do país, as folhas são vendidas juntamente com as partes aéreas como Gurmarbuti. A planta tem efeitos benéficos em doenças de pele, nódulos abdominais, aumento da frequência e turbidez da urina, obesidade, dor de cabeça e abscessos. Esta planta é conhecida como Gurmar em hindi, termo que é traduzido como “destruidor de açúcar” devido à sua capacidade de abolir o sabor doce de vários alimentos, bem como de controlar o desejo por açúcar. É usada desde há milhares de anos para tratar a obesidade, bem como os sintomas de diabetes, artrite, anemia, osteoporose, hipercolesterolemia, doenças cardíacas, asma, prisão de ventre, infeções microbianas, indigestão e inflamação sistémica geral.
A sua combinação com:
– Guduchi e Gokshura é uma ótima ajuda extra na eliminação do excesso de Kapha do organismo;
– Curcuma, sementes de feno-grego e pimenta preta ajuda a apoiar a regulação geral dos níveis de glicose no sangue;
– Shilajit constitui um ótimo tónico para bons níveis de energia, em caso de desequilíbrio Pitta ou Kapha de longo prazo.
Rasa: Amargo e adstringente
Virya: quente
Vipaka: picante.
Ação terapêutica: Equilibra Kapha e Vata.
Nota importante: A informação que levamos até si é elaborada com o maior cuidado e rigor. No entanto, com a mesma não se pretende diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença e a mesma não substitui a avaliação e diagnóstico efetuados por um Profissional de Saúde.