As plantas denominadas de adaptogénicas são aquelas que têm capacidade para proteger e preparar o indivíduo para as mais variadas situações de stress.
Este artigo (em inglês no original), que aborda a temática do stress (sintomas, meios à nossa disposição para mitigar os seus efeitos, …), salienta as características e propriedades de 5 plantas, tradicionalmente utilizadas em Ayurveda, em quadros de stress:
- Ashwagandha (Withania somnifera) – A tradução literal do nome desta planta em sânscrito é “o cheiro e a força de um cavalo”, fazendo alusão às suas características, sendo uma das plantas mais importantes na Medicina Ayurvédica e nos sistemas tradicionais de medicina das regiões a Oriente, sendo considerado um Rasayana.
Melhora a resistência do organismo ao stresse e ajuda a manter o equilíbrio mental. Ajuda a recuperar de momentos stressantes. Ajuda a manter a estabilidade emocional.
Tem propriedades adaptogénicas. - Brahmi (Bacopa monnieri, sinónimo botânico de Herpestis monnieri) – Brahman é o nome Hindu dado à consciência universal e Brahma é a divindade responsável por todas as forças criativas no Universo. Brahmi significa, literalmente, “a energia de Brahman”. É um Rasayana, utilizado desde tempos imemoriais na Medicina Ayurvédica.
Pode ajudar a melhorar a concentração e a memória, contribuindo para manter uma boa função cognitiva.
Ajuda a manter a memória, em caso de declínio associado à idade e a preservar a função cognitiva. Pode ajudar a prevenir e a aliviar o stress. - Jatamansi (Nardostachys Jatamansi ) – ajuda a manter o equilíbrio do sistema nervoso. Presente na fórmula dos produtos Traquinyl Forte e Sumenta.
- Neem (Melia azadirachta).
- Tulsi (Ocimum sanctum). Uma das melhores formas de obter os benefícios desta planta é através da infusão das duas folhas (secas ou frescas). Ajuda a manter a vitalidade e a resistência ao stress. Agora, tem ao seu dispor uma gama de infusões biológicas, à base Tulsi, para desfrutar de todos os seus benefícios!
#tulsi#infusoesbio#organicindia#infusoestulsi