A raiz de Ashwagandha (Withania somnifera) é amplamente utilizada na Medicina Ayurvédica e é um dos ingredientes de muitas formulações para aumentar a energia e a vitalidade, melhorar a imunidade e reduzir os níveis de stress.
Em 2012, alunos da Punjab Agricultural University efetuaram um estudo sobre a ação de Ashwagandha em contexto de hipertensão, com base numa amostragem significativa de 51 pessoas hipertensas, entre os 40 e os 70 anos, divididas em 2 grupos.
A divisão de grupos cingiu-se pela tipologia de toma da suplementação. Assim sendo, o grupo I tomou Ashwagandha com leite e o Grupo II tomou Ashwagandha com água, ambos pela manhã, durante um período de três meses. Verificou-se, ao longo do tempo de estudo, no primeiro grupo, uma diminuição global da pressão arterial sistólica, apesar desta ser pouco expressiva. Já a diminuição da pressão arterial diastólica foi significativa em ambos os grupos, o que levou à conclusão pela maior eficácia na toma de Ashwagandha com leite, para gerir a hipertensão em contexto de stress.
A planta Withania somnifera (L.) Dunal, comummente denominada de “Ashwagandha” é conhecida pela sua utilização terapêutica na Medicina Ayurvédica. Está disponível para utilização humana como uma única erva ou como ingrediente de formulações poliherbais ou herbominerais. As doses de Ashwagandha recomendadas para toma humana rondam geralmente os 4 a 6 gr/dia, do pó simples da raiz.
A Withania somnifera contém ingredientes ativos como alcaloides, esteroides e lactonas conhecidos como vitanólidos. A vitaferina-A e o vitanólido-D são os dois principais vitanólidos que contribuem para a maioria das ações biológicas da raiz desta planta (Matsuda et al., 2001; Sharma V. et. al., 2011). O stress é um dos principais fatores de risco cardiovascular, uma vez que leva à ativação do sistema simpatoadrenal e do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) e causa stress oxidativo – ora, está científica e clinicamente bem estabelecido que esta planta exerce um potente efeito antistress e minimiza as alterações nefastas induzidas pelo stress, contribuindo assim para uma boa saúde cardiovascular.
A informação que levamos até si é elaborada com o maior cuidado e rigor. No entanto, com a mesma não se pretende diagnosticar ou tratar qualquer patologia e não dispensa a avaliação e diagnóstico de um Profissional de Saúde para avaliar os benefícios de Ashwagandha para o seu caso.