Artigo elaborado por Vanda Oliveira com João Beles (Naturopata), publicado originalmente em sapo.pt (LifeStyle) e na revista Prevenir
Prevenir e tratar a doença com recurso a plantas medicinais é o objetivo da naturopatia. Esta é, a par da fitoterapia, acupuntura, homeopatia, osteopatia e quiroprática, uma das medicinas naturais reconhecidas pelo estado português, desde 2003.
O conjunto destas medicinas não convencionais é designado pela Organização Mundial de Saúde como medicina complementar e/ou alternativa.
Esta caracteriza-se por não utilizar produtos de síntese química no tratamento das patologias, mas apenas substâncias naturais. Entre neste mundo e descubra todos os benefícios que a natureza lhe oferece. Desde 2006, todos os meses, João Beles, naturopata, tem dado a conhecer aos leitores da Prevenir algumas das principais plantas medicinais utilizadas pela naturopatia.
A compilação desses textos, em conjunto com a pesquisa de novos estudos científicos que comprovam as aplicações terapêuticas dessas plantas, resultou no livro recentemente editado «Naturopatia – A Natureza Cura a Natureza», publicado pelas Edições Mahatma. Um guia de A a Z de plantas medicinais recheado de receitas caseiras com bases científicas, como as que selecionámos para si.