O Verão já se “instalou”, o que significa dias mais quentes e mais longos.
Nesta estação em particular, o Ayurveda recomenda estar atento e equilibrar o dosha Pitta (Fogo).
‘As qualidades de Pitta são oleosas, afiadas, quentes, leves, malcheirosas, espalhadas e líquidas.’
– Ashtanga Hridayam: Sutrasthana I: 11
As características de Pitta exacerbam naturalmente nesta época do ano devido ao clima quente, portanto, é o dosha que tem a maior probabilidade de ficar em desequilíbrio – afetando especialmente aqueles em que este dosha é predominante.
Quando Pitta está exacerbado e em desequilíbrio, sente irritabilidade ou explosões de raiva ou ciúme com mais facilidade, pode ter irritações na pele, inflamação, diarreia, febre ou sentir-se geralmente quente e incomodado na mente e no corpo. Pitta governa a digestão e o metabolismo, então, quando está em desequilíbrio, gera-se um surto de calor no intestino delgado e uma libertação excessiva de bile da vesícula biliar; este desequilíbrio provoca refluxo, azia e acidez.
O que fazer para manter o bem estar no verão?
Reforce a hidratação
É um dos hábitos mais importantes! O aumento do calor interno e externo aumenta transpiração, pelo que a reposição de líquidos é a chave para nos mantermos frescos e calmos durante o verão (e contrariar assim a tendência de Pitta para a irritabilidade e calor). No entanto, o Ayurveda aconselha a evitar bebidas e comidas geladas, porque, no fundo, não são mais refrescantes e ainda prejudicam a função digestiva: beber água à temperatura ambiente é o melhor para a hidratação. Além disso, devem ser evitados (ou reduzida a ingestão de) evitar café e bebidas gaseificadas, pois são muito estimulantes para o sistema nervoso e aumentam a perda de fluidos corporais.
Opte por infusões herbais e água – às quais pode acrescentar coentros ou limão para um reforço saudável e saboroso. A infusão Tulsi Sweet Rose (disponível em folha solta ou saquetas) é excelente para este dosha.
Siga uma dieta pacificadora de Pitta
O Ayurveda recomenda comer alimentos com sabores amargos, doces e adstringentes para acalmar Pitta. Sugestões: pepino, abobora, maçã, uva, pêssego, melancia e outras frutas doces e suculentas; vegetais de folha verdes como alface, rúcula, couve; laticínios biológicos frescos, como ghee, leite e queijos frescos.
Aromas refrescantes como a hortelã, erva-doce, limão fresco e coentro são ótimas para adicionar a tudo. O Verão é uma época em que o sistema digestivo pode lidar com mais alimentos crus, portanto, comer saladas no almoço pode ser uma ótima maneira de se refrescar.
Por outro lado, deve evitar alimentos de natureza azeda, pesada, salgada, ou picante, o que inclui álcool, café e cafeína, carnes pesadas, pimenta, fritos e alimentos gordurosos.
Adote um estilo de vida refrescante
Qualquer forma de exercício deve ser realizada no início da manhã (de preferência) ou no final da tarde, sendo a natação e outras atividades aquáticas as melhores para época do ano. Estar rodeado pela natureza e vegetação é uma ótima maneira de acalmar o dosha Pitta – as caminhadas na natureza para aproveitar a estação são uma boa sugestão, desde que protegido(a) dos raios fortes do sol.
Incorpore uma automassagem diária com óleo de coco. O óleo de coco é maravilhoso para proteger a pele após a exposição ao sol por ser leve, nutritivo e rico em antioxidantes, mas também possui qualidades refrescantes para equilibrar o Pitta agravado. Outra forma de refrescar o corpo é lavar os pés todas as noites antes de ir para a cama, o que ajuda a refrescar e aliviar o excesso de calor no sistema, que, quando acumulado, pode aumentar as noites sem dormir e a irritabilidade.
Por fim, rodeie-se de aromas doces e agradáveis, pois isso ajuda a equilibrar o Pitta forte e quente do ambiente – os óleos essenciais de rosa ou sândalo e flores frescas em casa são uma excelente opção.
Suplementação
Se for necessária uma “ajuda extra”, a suplementação com Amalaki (ou Amla) pode ser especialmente benéfica durante os meses de verão, quando o calor de Pitta tende a acumular-se no organismo: é particularmente adequada para eliminar o excesso de Pitta do trato digestivo, graças ao seu sabor amargo e natureza refrescante.
Com esta informação não se pretende diagnosticar ou tratar qualquer patologia e a mesma não substitui o diagnóstico e acompanhamento de um Profissional de Saúde.