Nomes comuns Holy basil (EN), Manjericão sagrado (PT), Tulsi (Hindi), Tulasi (Sânscrito)
Nome botânico Ocimum sanctum = Ocimum tenuiflorum,
Parte utilizada: Folhas
Etimologia: O termo Ocimum deriva do grego ὄζω ózo, que significa emanar odor, devido ao aroma característico da planta. O nome da espécie, tenuiflorum, deve-se ao aspeto delicado do seu caule (tenuis) florido (flos floris, fiore): flores elegantes e delicadas.
Distribuição Geográfica e Habitat: É uma planta herbácea perene e aromática, ereta, muito ramificada cuja altura varia entre os 30 e os 100 cm. O caule tem base quadrangular, com coloração que varia do verde ao roxo pubescente. As folhas são simples, decussadas e pecioladas. Pertence à família das Lamiaceae e cresce selvagem em regiões quentes e tropicais, podendo ser encontrada na Índia, na Malásia, na Austrália e África ocidental. É uma planta tropical que encontra o seu habitat natural em áreas cujas temperaturas diurnas anuais variam entre os 20º e os 28º.
Utilização – As folhas desta planta, que têm um aroma forte característico, são utilizadas há vários séculos na Fitoterapia Ayurvédica, devido às suas propriedades: antioxidantes, ajudam a manter a eficácia do sistema imunitário, apoiam a função cardíaca, ajudam a manter a vitalidade e a resistência ao stress.
No que respeita à análise fitoquímica, as folhas contêm óleo volátil constituído por eugenol (79% a 83%), estragol, cariofileno, carvacrol, cimeno, canfeno, pinenos, metil-eugenol, nerol, elemeno, cariofileno, limoneno, humuleno, terpineol, carvanol, cineol, selineno e farnesol. As inflorescências contêm cerca de 18% a 60% de eugenol. A planta (em Natureza) apresenta altos níveis de zinco, manganês e sódio.
Precauções especiais: não recomendada durante a gravidez e lactação.
Utilização tradicional em Ayurveda – Rainha das Plantas, “A Incomparável” ou Manjericão Sagrado. É assim que a planta Ocimum Sanctum é conhecida entre os indianos que a reverenciam pelos seus atributos especiais; é considerada a planta mais sagrada da terra pelos Puranas (textos ayurvédicos sagrados). Ainda hoje desempenha um papel fundamental na vida diária de muitos – é frequentemente usada no puja diário (adoração) e é comum encontrá-la nos pátios das casas, para fomentar um ambiente positivo e edificante. Para além do seu papel duradouro na Índia, também faz parte das lendas cristãs, uma vez que continua a desempenhar um papel importante na preparação de água benta, dentro da tradição ortodoxa grega.
Tulsi é rico em sattva – o princípio da luz, percepção e clareza. O Ayurveda encoraja-nos a acolher a energia sáttvica sempre que possível, para promover essas qualidades dentro de nós.
Rasa (sabor): picante
Virya (energia): aquece
Vipaka (efeito pós-digestivo): picante
Doshas: Equilibra Vata e Kapha, pode desequilibrar Pitta se consumido em excesso
Nota importante: A informação que levamos até si é elaborada com o maior cuidado e rigor. No entanto, com a mesma não se pretende diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença e a mesma não substitui a avaliação e diagnóstico efetuados por um Profissional de Saúde.