Nomes comuns Fleawort (EN), herbe aux puces (FR), psilio (PT), Isabgol (Hindi)
Sânscrito Ashwagol
Nome botânico Plantago psyllium = Plantago indica L., Plantago arenaria Waldst. & Kit., Psyllium arenarium (Waldst. & Kit.), Plantago ovata
Parte utilizada: Sementes
Distribuição Geográfica e Habitat -O Psílio é um polissacarídeo natural obtido a partir da planta Plantago psyllium, pertencendo à família Plantaginaceae e a um género (Plantago) com mais de 200 espécies. Esta planta é originária da Pérsia e, actualmente, é sobretudo cultivada no oeste da Índia, sendo este país o maior produtor e exportador a nível mundial. Os estados de Madhya Pradesh, Rajastão e Gujarat são os principais locais de colheita, sendo aquele último o principal centro de produção e processamento devido à particularidade das suas condições ambientais.
Utilização – O Psílio é uma planta cujos benefícios para o sistema digestivo são há muito conhecidos. É utilizada na Ásia com finalidade medicinal há vários séculos e pode também ser encontrada na bacia do Mediterrâneo (Europa, Norte de África e Paquistão). As sementes e respectiva casca têm um enorme conteúdo de fibra e podem ser utilizadas para prevenir e tratar a obstipação, especialmente quando este problema se deve a um desequilíbrio no cólon. Pessoas com uma vida sedentária poderão necessitar de estimular os movimentos peristálticos e as sementes de psílio, ricas em fibra, poderão providenciar o estímulo necessário. A mucilagem desta planta, obtida a partir do pó das sementes, aumenta de volume em contacto com a água, o que, por sua vez, aumenta o volume das fezes e distende as paredes intestinais; quando as paredes intestinais expandem o suficiente para acomodar o aumento do volume das fezes, a peristalse aumenta, o que, por sua vez, assegura uma eliminação suave e confortável.
Precauções especiais:
- A ingestão abundante de líquidos é fundamental.
- As sementes e cascas de psílio não podem ser tomadas em caso de suspeita de obstrução intestinal (íleo), doenças do esófago, dificuldade em engolir e estenose do trato gastrointestinal.
- As sementes e cascas de psílio também não devem ser ingeridas imediatamente antes de deitar.
- O consumo por crianças menores de 6 anos não é recomendado devido à falta de informação relevante.
Nota importante: Com a presente informação não se pretende diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença e a mesma não substitui a avaliação efetuada por um Profissional de Saúde.
Produtos onde pode encontrar esta planta: