Na ORGANIC INDIA, sabemos em primeira mão, que, quando empoderas uma mulher, empoderas a comunidade. Como parte integrante da nossa cultura, investimos nas mulheres criando oportunidades de emprego, pagando um salário justo, promovendo o acesso a cuidados de saúde, a formação, ao desenvolvimento pessoal e a programas de formação.
Temos muito orgulho nas oportunidades que criamos para os nossos agricultores – muitos dos quais oriundos de grupos marginalizados, incluindo mulheres, viúvas, os mais velhos e iletrados – ao proporcionar-lhes meios de subsistência e a autossuficiência, fortalecemos as famílias e toda a comunidade, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida de todos.
O nosso contributo para empoderar as mulheres incluem:
Pagamento justo: a ORGANIC INDIA paga às mulheres um salário igual ao dos homens com funções semelhantes, em contraciclo com a realidade nacional: habitualmente, na Índia as mulheres auferem 1/3 do salário de um homem com a mesma função. A nossa relação com os agricultores baseia-se no respeito mútuo, dignidade e interconexão. Os salários justos honram esta relação, uma vez que permitem que as mulheres agricultoras se sustentem a si e às suas famílias. Adicionalmente, pagamos sempre aos agricultores, mesmo em situações de perda de culturas, garantindo-lhes segurança financeira.
Formação: A ORGANIC INDIA oferece programas de formaçáo para capacitar as mulheres a conseguir empregos remunerados. As mulheres agricultoras recebem treino de práticas agrícolas biológicas e regenerativas, mas também formação em trabalhos não agrícolas. Por exemplo, a ORGANIC INDIA oferece um curso de formação de costura de 6 semanas para capacitar as mulheres a obter oportunidades de emprego fora da agricultura.
Liderança nas propriedades agrícolas: como as agricultoras da ORGANIC INDIA são formadas em práticas agrícolas, tornam-se capazes de assumir papéis de liderança e até mesmo a propriedade da terra nas suas pequenas quintas familiares. Como resultado, as mulheres estão a liderar o trabalho de forma independente, uma função tradicionalmente reservada aos homens na Índia.
Empregando Viúvas: Na Índia, as viúvas são amplamente tratadas como “intocáveis”, forçadas a uma vida de mendicidade e miséria. Este grupo estigmatizado é banido da sociedade indiana, muitas vezes rejeitado até pelas suas famílias, sem acesso a emprego e até mesmo a abrigo, devido a uma crença supersticiosa da sociedade de que estão amaldiçoadas.