Nomes comuns Fenugreek (Inglês), Methi (Hindi), Feno-grego (PT)
Sânscrito Methikā
Nome botânico Trigonella foenum-graecum L.
Partes utilizadas: Sementes
Etimologia O termo ‘Trigonella’ deriva do grego triganos = triangular, três e gwnia = ângulo, aludindo ao formato triangular das suas folhas. O epíteto específico ‘foenum-graecum’ vem de ‘foenum’ e do grego ‘graecum’: feno-grego, devido ao seu uso na antiguidade para alimentação de gado.
Distribuição geográfica e Habitat O Feno-grego é uma planta originária do Médio Oriente e do Norte da África. O seu habitat típico é o de climas secos onde pode crescer em solos com alta salinidade. Cresce nas zonas não cultivadas, por vezes ao longo das estradas, abaixo da cintura montanhosa inferior, sendo a cintura mediterrânica um local de eleição. É cultivado e utilizado numa longa faixa de clima seco que vai de Marrocos ao Egito, Pérsia, Índia e China, sendo a Índia um dos maiores produtores mundiais.
Utilização No passado, o Feno-grego era considerado por todas as populações ribeirinhas do Mediterrâneo uma especiaria com inúmeras aplicações, tanto na cozinha como na medicina. Além disso, é conhecido desde a antiguidade como forragem para o gado (daí o seu nome), pela utilização das sementes como tempero ou pelas suas qualidades medicinais. Na antiguidade não existiam pessoas na bacia do Mediterrâneo que não o consumissem e apreciassem as suas qualidades, tanto que muitas culturas o consideravam um verdadeiro medicamento.
O Feno-grego é uma especiaria à qual sempre foram atribuídas qualidades culinárias e medicinais, estas últimas validadas pela ciência mais recentemente. É um alimento indicado para todas as pessoas que sofrem de diabetes, dada a sua capacidade de reduzir o nível de açúcar no sangue, promovendo a produção de insulina, composto capaz de baixar os níveis de açúcar e estimular a fome. Também atua no pâncreas, induzindo-o a produzir bílis; esta ação ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue, tanto em indivíduos que sofrem de patologias como em pessoas saudáveis.
Os atletas também podem beneficiar com o consumo desta especiaria: a alta presença de proteínas confere à especiaria qualidades tónicas e restauradoras; ideal antes e depois do esforço físico, principalmente para quem quer aumentar e tonificar a massa muscular.
Alguns estudos referem ainda a sua ação galactagoga.
Utilização tradicional em Ayurveda O Feno-grego tem muitos usos tradicionais no Ayurveda. Tem sido utilizado para melhorar a digestão, apoiar a eliminação e acalmar o estômago: sendo uma especiaria que aquece, aviva o fogo digestivo e apoia a capacidade do organismo de digerir os alimentos, contribui para uma experiência digestiva confortável. É especialmente benéfico para a digestão do tipo Vata, onde há tendência para a formação de gases ou inchaço após as refeições. Alguns estudos apoiam o seu uso como auxiliar natural da lactação e, na antiguidade, era prescrito como afrodisíaco. Adicionalmente é um fitoterápico altamente eficaz quando se trata de desequilíbrios de Kapha: não só aquece, mas também tem um sabor doce e uma qualidade nutritiva e untuosa, o que gera um forte efeito de grounding no organismo. Esta fantástica especiaria nutre os tecidos e estimula o fluxo saudável de nutrientes e energia por todo o corpo, mantendo os canais relaxados e abertos.
Como tónico feminino, o Feno-grego nutre rasa dhatu, apoiando a produção saudável de leite materno e atuando como rejuvenescedor do sistema reprodutor feminino.
As qualidades penetrantes do Feno-grego podem ser potenciadas pela conjugação com Cominho preto (Nigella sativa), Açafrão-da-Índia (Curcuma longa) e Bdélio indiano (Commiphora mukul).
Rasa(s): Picante, amargo, adstringente, doce
Virya: quente
Vipaka: picante.
Ação terapêutica: Equilibra Kapha e Vata; aumenta Pitta quando consumida em excesso.
Nota importante: A informação que levamos até si é elaborada com o maior cuidado e rigor. No entanto, com a mesma não se pretende diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença e não substitui a avaliação e diagnóstico efetuados por um Profissional de Saúde.