O Dia Mundial do Ayurveda é comemorado por ocasião de Dhanwantari Jayanti (Dhanteras) todos os anos desde 2016.
Foi instituído pela Union Ministry of Ayush (Índia), sendo também a data em que se assinala o aniversário de nascimento de Dhanwantari, o médico dos deuses (devas) e deus patrono do Ayurveda, o guardião da Ciência da Vida.
O Ayurveda é reconhecido como um dos sistemas de medicina mais antigos e mais bem documentados, sendo a prevenção da doença e a promoção da saúde os pilares desta ciência milenar. É reconhecido como um Sistema de Medicina Tradicional pela Organização Mundial de Saúde desde 1978 e está atualmente implementado como tal em mais de 30 países, estando a sua aceitação a aumentar rapidamente a nível mundial.
Em Agosto de 2023, realizou-se na Índia a primeira Cimeira sobre Medicina Tradicional da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de desbloquear o potencial de práticas milenares, utilizadas em 170 países e também de catalisar a comunhão entre a sabedoria antiga e a ciência moderna.
Na abertura desta Cimeira, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus referiu que a agência quer apoiar os países a “desbloquear o potencial da medicina tradicional através da ciência e da inovação.”
Ele referiu ainda que “um dos grandes pontos fortes da medicina tradicional é a compreensão da ligação estreita entre a saúde dos seres humanos e o nosso ambiente.”
O diretor-geral da OMS afirmou ainda que a medicina tradicional, complementar e integrativa é especialmente importante para prevenir e tratar doenças não transmissíveis e a saúde mental, além de contribuir para o envelhecimento saudável. E lembrou que a Índia, país anfitrião do evento, tem uma história rica no campo da medicina tradicional através do Ayurveda.