A infertilidade associada ao fator masculino contribui parcial e exclusivamente para o problema da esterilidade em cerca de 50% dos casos. Estima-se que 30 a 50% dos casos seja de etiologia desconhecida e, portanto, a definição de uma terapia específica revela-se uma tarefa complexa e de sucesso limitado. As técnicas de reprodução assistida, o tratamento mais comum, são uma opção cara e com taxa de sucesso reduzida (10-30%). Entretanto, os fitoterápicos têm vindo a despertar cada vez mais interesse como modalidade terapêutica alternativa ou complementar para a infertilidade masculina – devido ao historial de utilização tradicional.
Os efeitos benéficos induzidos pela ingestão oral das raízes de Withania somnifera (Ashwagandha) na qualidade do sémen de homens inférteis têm sido objeto de pesquisa clínica nos anos mais recentes. Esta pesquisa vem confirmar que a ingestão oral de raízes de Ashwagandha inibe a peroxidação lipídica, melhora a contagem e a motilidade dos espermatozoides e regula os níveis de hormonas reprodutivas.
Pallav Sengupta et al, Role of Withania somnifera (Ashwagandha) in the management of male infertility, Reprod Biomed Online. 2018 Mar;36(3):311-326