Se a constituição e um indivíduo é dominada por Vata, o calor do Verão provavelmente não o incomodará muito. Mas deverá garantir que não se expõe em demasia às qualidades secas, móveis e expansivas características desta época – nesta estação há níveis mais elevados de calor e radiação solar, pelo que o ambiente se torna naturalmente mais seco – para uma pessoa cujo dosha predominante é Vata esta alteração poderá traduzir-se em desequilíbrios (como, por exemplo, pele sensível e ressequida e tosse seca).
É especialmente importante adotar uma rotina adequada nesta fase porque, se o Vata estiver agravado no final do Verão, será muito mais difícil manter o equilíbrio no Outono, a estação Vata por excelência. As recomendações principais passam por manter uma rotina calma e reforçar a hidratação.
Rotina alimentar para Vata
É aconselhável aumentar a ingestão de alimentos untuosos e sumarentos, para evitar que o ressecamento se instale e provoque, por exemplo, prisão de ventre e irregularidade na evacuação. Use óleos como ghee e óleo de coco para cozinhar e óleo de cânhamo e azeite para temperar alimentos.
Alimentos a incluir na dieta de Verão:
– Poderá ingerir alimentos ligeiramente ‘quentes’, como damascos, bananas, arandos, frutas cítricas, manga, pêssegos, abacaxis, tubérculos e espinafres cozinhados.
– Se quiser opções mais frescas, opte por abacate, pepino, coentro, abobrinha ou courgete.
– Alimentos untuosos e nutritivos, como coco, tâmaras, quiabo, azeitonas, batata-doce, trigo, quinoa e arroz.
feijão, feijão mungo, miso e alguns produtos lácteos.
– Uma vez que a maioria das especiarias irá apoiar o agni (fogo digestivo), podem ser utilizadas para dar mais sabor aos alimentos, com o cuidado de não “abusar”.
Adicionalmente, deve evitar alimentos secos, como biscoitos, batatas fritas e pão e aumentar a ingestão de infusões refrescantes que hidratam o organismo, como o Tulsi Licorice Spice, Tulsi Peppermint e Tulsi Sweet Rose.
As pessoas nas quais este dosha é predominante devem fazer as refeições em horários regulares – a manutenção de uma rotina é a chave para manter Vata em equilíbrio.
Rotina diária para Vata
Realizar rituais de automassagem para manter a pele hidratada e suave. Para acalmar o sistema nervoso, uma mistura, em partes iguais, de óleo de sésamo e óleo de coco é a melhor opção.
Manter uma rotina regular de alimentação para apoiar uma digestão saudável.
Realizar técnicas de relaxamento e práticas calmantes de ioga no início e no final do dia para manter a mente fresca e calma. A natação e caminhadas na Natureza são outras opções a considerar.
Suplementos para Vata
Se necessário, suplementar com plantas adaptogénicas como o Ashwagandha ou o Tulsi, que ajudam a manter o foco e a estabilidade.
A informação que trazemos até si é elaborada com o maior cuidado e rigor. No entanto, com a mesma não se pretende diagnosticar ou tratar qualquer patologia e não substitui o diagnóstico e tratamento efetuado por um Profissional de Saúde.