Tradicionalmente, Amla é utilizada para promover o crescimento do cabelo; é também reportada a sua ação preventiva na queda do cabelo e no aparecimento de cabelos grisalhos.
Vários estudos apontam para a ligação de Amla ao metabolismo do ferro, o qual está envolvido na oxigenação dos glóbulos vermelhos e é essencial para o crescimento normal do cabelo e para a manutenção de um cabelo saudável. Os extratos de Amla (Emblica officinalis) estimulam a proliferação de células da papila dérmica, de maneira dependente da concentração, sugerindo seu papel na promoção do crescimento capilar.
Num estudo, com base num modelo animal, realizado com o objetivo de avaliar a ação de Amla no crescimento do cabelo, o extrato da planta demonstrou ser capaz de fortalecer o folículo e prolongar a fase anágena (fase da produção do fio de cabelo), resultados confirmados pelos ensaios de Jae Young e outros – os quais demonstraram estatisticamente a capacidade de Amla de promover o crescimento significativo do cabelo e a sua utilidade no tratamento da alopécia. Aqueles ensaios validam a utilização de Amla como tónico capilar e a sua importância na nutrição e na prevenção do envelhecimento dos cabelos.
Chitlange, S. et al, The Advancement of Herbal-Based Nanomedicine for Hair, Cosmetics 2022, 9, 118.