Os resultados de um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, não cruzado, paralelo, realizado com base numa população jovem de 60 estudantes de medicina, durante 6 semanas permitiram concluir que o extrato de Bacopa monnieri (150 mg, 55% bacósidos, 2 vezes ao dia) melhorou significativamente a memória imediata e a memória de trabalho. O tratamento mais prolongado com aquele extrato, na mesma dose total diária (300 mg), também melhorou o processamento da informação visual, as taxas de aprendizagem e a consolidação da memória em indivíduos saudáveis. O tratamento mais prolongado com aquele extrato, na mesma dose total diária (300 mg), também melhorou o processamento da informação visual, as taxas de aprendizagem e a consolidação da memória em indivíduos saudáveis. É de salientar que o efeito máximo observado em relação à melhoria nas taxas de aprendizagem e de consolidação da memória foi mais significativo no final do tratamento.
Num outro estudo, realizado com uma dose semelhante do extrato de Bacopa monnieri durante um período de 4 meses, concluiu-se que houve uma
melhoria na memória de trabalho e na memória verbal de curto prazo, em crianças incluídas num programa de educação individualizado.
Gallart-Palau X. et al., Plant-derived nootropics and human cognition: A systematic review, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 2022.
Kean J.D. et al,, A systematic review of the Ayurvedic medicinal herb Bacopa monnieri in child and adolescent populations, Complementary Therapies in
Medicine 29 (2016) 56–62.