Nomes comuns Indian ginseng, Winter cherry (Inglês), Asgandh (Hindi), Erva-moura sonífera
Sânscrito Asvagandha, Hayagandha, Balya, Varahakarni
Nome botânico Withania somnifera Dunal (Solanaceae)
Parte utilizada: Raiz
Distribuição Geográfica e Habitat – É um arbusto lenhoso pequeno (cresce a 35–75 cm de altura), da família Solanaceae, que pode ser encontrado em África, na zona do Mediterrâneo e na Índia. Os ramos tomentosos estendem-se radialmente a partir de uma haste central. As folhas são verdes pálidas, elípticas, com 10 a 12 cm de comprimento. As flores são pequenas, verdes e em forma de sino. O fruto maduro é vermelho-alaranjado.
A tradução literal do nome desta planta em sânscrito é “o cheiro e a força de um cavalo”, fazendo alusão às suas características, sendo uma das plantas mais importantes na Medicina Ayurvédica e nos sistemas tradicionais de medicina das regiões a Oriente.
Utilização – As raízes desta planta são a parte utilizada com finalidade medicinal. Os princípios ativos desta planta são os vitanólidos são um grupo de compostos que ocorrem naturalmente numa enorme variedade de plantas, em particular da família Solanaceae. Contribuem para uma resposta imunitária eficaz e a sua ação adaptogénica está bem estabelecida. Apresentam ainda outras atividades biológicas: antimicrobiana, antitumoral, antinflamatória, hepatoprotetora e imunomoduladora.
Utilização tradicional em Ayurveda– Ashwagandha (Withania somnifera) é um dos adaptogénicos mais conceituados e comumente usados na farmacopeia ayurvédica. Melhora a resistência do organismo ao stresse e ajuda a manter o equilíbrio mental – permite que o corpo reserve e mantenha a energia vital ao longo do dia, ao mesmo tempo que promove um sono reparador à noite. É considerada uma das melhores plantas para acalmar Vata e revitalizar o sistema reprodutor masculino. Usado por homens e mulheres, ele mantém a nutrição adequada dos tecidos, especialmente músculos e ossos. Como curiosidade refira-se que as suas propriedades e a sua capacidade de ajudar o organismo a resistir ao stress são um pouco um ‘espelho’ da sua condição: esta planta floresce sob condições áridas e em solos pobres. Enquanto a maioria das plantas sofreriam de stress severo neste ambiente, o Ashwagandha floresce.
Rasa (sabor): amargo, adstringente, doce
Virya (energia): aquece
Vipaka (efeito pós-digestivo): doce
Doshas: Equilibra Vata e Kapha, pode desequilibrar Pitta se consumido em excesso
Nota importante: A informação que levamos até si é elaborada com o maior cuidado e rigor. No entanto, com a mesma não se pretende diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença e a mesma não substitui a avaliação e diagnóstico efetuados por um Profissional de Saúde.