A rinite, a asma e o eczema atópico são as doenças alérgicas mais frequentes e podem manifestar -se desde os primeiros meses de vida. A rinite alérgica é caracterizada por espirros, rinorreia, congestão nasal e prurido no nariz e nos olhos. A doença e as suas complicações como sinusite, disfunção da tuba auditiva, distúrbios do sono e respiração bucal crónica são responsáveis por níveis acrescidos de morbilidade e absentismo. Podendo ter início em qualquer idade, a rinite alérgica manifesta-se essencialmente durante o período da infância e adolescência, sendo a incidência maior naqueles com história familiar da doença.
A Tinospora cordifolia (Willd) Miers (TC) [Giloy (Hindi) ou Guduchi (Sânscrito)] é um arbusto nativo do subcontinente tropical indiano, pertencente à família Menispermaceae. É amplamente utilizado na medicina veterinária e no Ayurveda pela sua ação tónica geral, antiespasmódica, anti-inflamatória, antiartrítica, antialérgica e antidiabética. A informação científica disponível destaca a sua poderosa ação imunoestimulante.
Neste contexto foi realizado um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, de acordo com as diretrizes da Declaração de Helsinquia e Tóquio, para avaliar cientificamente a eficácia da TC em pacientes com rinite alérgica.
Neste estudo, setenta e cinco pacientes receberam aleatoriamente TC ou placebo durante 8 semanas. No início do estudo foram sujeitos a exames clínicos, a testes e esfregaço nasal. No final do período do estudo, as análises de base foram repetidas.
No grupo tratado com Tinospora cordifolia (TC),
- 83% dos pacientes relataram alívio total no que se refere a espirros,
- 69% alívio de hipersecreção nasal,
- 61% alívio de obstrução nasal e
- 71% alívio de prurido nasal.
No grupo placebo, 79% relataram o não alívio de espirros, 84,8% de secreção nasal, 83% de obstrução nasal e 88% de prurido nasal. A diferença entre os grupos TC e placebo foi muito significativa. O TLC aumentou em 69% dos pacientes no grupo tratado com o TC e em apenas 11% com placebo. Após a toma de TC, a contagem de eosinófilos e neutrófilos diminuiu e as células caliciformes estavam ausentes no esfregaço nasal.
A imunoestimulação é uma intervenção farmacoterapêutica conhecida no tratamento de doenças, nomeadamente do foro alérgico. O extrato de Tinospora cordifolia, um imunoestimulante natural, diminuiu significativamente (p < 0,00001) os sintomas de rinite alérgica, como espirros, secreção nasal, obstrução nasal e prurido nasal. A citologia do esfregaço nasal, a contagem de leucócitos e os resultados clínicos validaram a eficácia da planta. Devido à sua elevada eficácia, excelente tolerabilidade e ausência de reações adversas graves a Tinospora cordifolia pode ser uma ferramenta terapêutica importante no tratamento da rinite alérgica.
No contexto da ação antialérgica, o Immune-Z Dharma Botanicals® é uma excelente opção terapêutica, combinando a Tinospora cordifolia, com a Curcuma, uma outra planta com comprovada ação antialérgica. Além disso, o Immune-Z Dharma Botanicals® é enriquecido com Vitamina C, selénio e zinco, ingredientes essenciais para o bom funcionamento dos sistemas imunitário e respiratório, oferecendo um suporte completo à sua prática clínica no tratamento e prevenção de alergias.
Fonte:
V.A. Badar et al., Efficacy of Tinospora cordifolia in allergic rhinitis, Journal of Ethnopharmacology 96 (2005) 445–449 ELSEVIER